terça-feira, 27 de março de 2012

Conversa de Zuckerberg em 2003 vaza na web





Mark Zuckerberg, o fundador da rede social, ainda estudava na Universidade Harvard (Estados Unidos) quando resolveu, junto com Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, fundar um site de relacionamento para os estudantes do campus. Na teoria, isso foi retratado no premiado filme "A Rede Social", em 2011, que contou um pouco da história da criação do Facebook. Mas, durante as primeiras anotações no papel, reuniões e outros encontros de Zuckerberg e seus colegas, quais eram os planos? O fato é que a invenção da rede social não foi uma decisão preciptada.
O site Business Insider teve acesso a uma das conversas entre Zuckerberg e seu até então melhor amigo, Adam D'Angelo, durante o ano de 2003, quando os planos para fundar o Facebook ainda estavam apenas na mente e nos sonhos do jovem prodígio. Devido a uma ação judicial entre os dois, essas mensagens instantâneas foram mantidas em sigilo.
Em uma delas, Mark Zuckerberg, que na época tinha 19 anos, comenta com D'Angelo, que mais tarde se tornaria o diretor técnico do Facebook e, posteriormente, o cofundador do Quora (uma página de perguntas e respostas), sobre uma ideia para revolucionar o conceito de "sites de namoro" e como eles seriam a partir do projeto de Zuckerberg. Ao que parece, o fundador da maior rede social do mundo estava preocupado. 

A conversa  aponta duas vertentes para esta conversa. A primeira diz respeito ao que parece ser o momento em que Zuckerberg decide não trabalhar para terceiros, e levantar fundos, por sua conta e risco, para construir o que se tornaria o Facebook. Já a segunda é D'Angelo, que sugere fazer uma rede semelhante ao Friendster. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala na cara