terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Brasileiro conta como é trabalhar no Facebook

Entrevista concedida ao G1 da rede Globo.
Por trás das linhas de código e de novos produtos que saem no Facebook em toda a América Latina está o brasileiro Artur Souza, de 28 anos, o único engenheiro de software da rede social para toda a região.
Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ele está no Facebook desde junho de 2012 e trabalha na sede da empresa na capital paulista onde cuida das atividades de sua área em toda América Latina.
"Como aqui no Brasil o time é mais focado em vendas e marketing, eu faço a ponte entre os clientes e parceiros do Facebook aqui na América Latina com os times que estão trabalhando em algum produto, seja anúncio, chat", conta Souza em entrevista ao G1. "Atendo tanto um lado quanto o outro, fico no meio de campo".
Por ser o único engenheiro de software do Facebook para a região, Souza viaja periodicamente para Buenos Aires, Cidade do México e Miami. "Por ser apenas eu, acabo sendo bastante requisitado pelos times", conta.
Souza trabalha ao lado destes parceiros do Facebook para implementar novos produtos, trazendo orientações e soluções técnicas, para que estas companhias usem a rede como plataforma social. Muitas vezes, segundo ele, o próprio Facebook cria um serviço que acaba sendo oferecido para outras empresas e o engenheiro deve colocar as novidades no ar.
"As ferramentas do Facebook são todas globais. Há casos de a ferramenta ser exclusiva de uma região, como no Brasil, apenas para testes para melhorar o produto. Mas podemos criar soluções aqui que podem ser usadas globalmente", afirma.
Vida em Menlo Park
Ao ser contratado, Artur Souza conta que passou seis semanas na sede da rede social em Menlo Park, na Califórnia. O objetivo do "boot camp", como é chamado este período de experiência é, segundo ele, para adquirir melhor a cultura da empresa e ser treinado tecnicamente.
"Mesmo sendo uma empresa global com ações no mercado, o clima e o ritmo do Facebook parece de uma startup. Ninguém tem sala, o espaço é aberto com todos interagindo entre si e a hierarquia é achatada", diz Souza. "Ter a sensação de que você impacta 1 bilhão de pessoas com o seu trabalho é fantástico".
Souza se surpreendeu ao ver que, em apenas dois dias de empresa, já tinha um código seu rodando na plataforma do Facebook. "Nunca vi uma empresa permitir isso".
Os conhecidos "hackathons", maratonas de programação das quais os funcionários do Facebook participam, também foi lembrado pelo brasileiro. "[O evento] reúne as pessoas para passar noite programando projetos pessoais que podem ser usados na empresa no futuro. A Timeline e o Chat do Facebook saíram disso", explica. "Nesses eventos rola todo o tipo de ideia, até refazer o jardim da sede da empresa".
No final do "boot camp", o engenheiro pode escolher para qual área o Facebook ele pode ir trabalhar. No caso de Souza, ele não pode escolher porque a vaga era para trabalhar no Brasil. "Mas se eu pudesse escolher, viria mesmo para cá pois gosto muito do meu trabalho".
Foco nos celulares
Com o aumento do acesso do Facebook por meio de smartphones que, de acordo com pesquisa do "Social Bakers", metade do total dos usuários da rede social usam dispositivos móveis para acessar o site. Souza diz que está de olho nestes usuários.
"A empresa percebeu esta mudança de foco. Há parcerias com operadoras [para acessar o Facebook sem cobrança de uso de dados] e muitos usam o [aplicativo] Messenger. As empresas parceiras ainda estão se adaptando ao mercado 'mobile', muitos estão entrando agora, e tentamos ajudá-los para conseguir os melhores resultados."
Busca social
O engenheiro de software conta que já teve contato com a nova busca social do Facebook, a "Graph Search". A ferramenta permite que os usuários vasculhem os dados de sua lista de amigos para encontrar toda espécie de coisa, de restaurantes a recomendações de filmes, e representa a maior incursão do Facebook nas buscas on-line.
"A busca é o futuro da rede social. Isso terá muito valor para os nossos clientes e queremos liberar isso para o mundo, mas ainda está em testes. Estamos aprendendo com a busca, vendo qual o seu valor", observa Souza.
Integração com games
Jogador do game "Fifa 13", Souza conta que cada vez mais as produtoras usam conexões com o Facebook em seus jogos. Isso permite que amigos na rede social desafiem recordes ou participem de partidas on-line.
"Algumas produtoras fazem muito isso. 'NHL 13', da Electronic Arts, tem opção de convidar o amigo para jogar ao enviar uma mensagem no Facebook. É possível enviar fotos e vídeos do game e creio que veremos este tipo de integração ser cada vez melhor".

7 comentários:

  1. Cara tenho uma ideia mas acho que não chega no face. Curto rock, e quanto mais pessoas curtindo suas bandas melhor certo? E se você ve uma pessoa com a mesma camisa de banda que você gosta na sua cidade? Eu tenho receio em chegar nela, então caço no face, mas sem nenhum dado fica difiicl. Entao as vezes tento caçar a pessoa em grupos de certas bandas, em vão. Poderiam criar uma ferramenta para achar pessoas em paginas, de artistas e bandsa oficiais, pelo nome da cidade ou da regiao que vive, isso ajudaria a conhecer mais pessoas de perto de voce que tem o mesmo gosto. Meio maluca mas sinto falta disso, ja que no orkut é possivel fazer isso. abracos.
    facebook.com/papilonn

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar que amanha essa mudanca ja sera feita!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo blogueiro!


    Adorei seu blog.
    você conhece o Egrana?
    Um sistema de publicidade inovador

    Paga R$:0,50 a cada 1000 visualizações únicas do banner
    Pop-Unders: R$: 2,00 a cada 1000 visualizações únicas

    Você pode fazer indicações e ganha 10% dos rendimentos dos seus indicados

    Olha eu uso e aprovo, um ótimo sistema, seus ganhos são atualizados a todo instante, painel de facil entendimento
    você pode cadastrar vários blogs e sites.


    Para se cadastrar acesse esse endereço: http://ads.egrana.com.br/indica/1062

    Um bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Com esse nick fica difícil alguém acreditar no que vc escreveu, né Biruta?

    ResponderExcluir
  5. orkut >>>>>>>>>>>>>>>>> face

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Fala na cara