quinta-feira, 3 de maio de 2012

Anunciantes questionam eficiência do Facebook Ads


O Facebook criou um negócio de publicidade de 3 bilhões de dólares ao ano, convencendo comerciantes a comprar novas formas de publicidade destinadas a criar “barulho” ao redor de suas marcas. Mas alguns anunciantes com grandes gastos em suas contas estão se perguntando se a quantia investida vale a pena.

“A questão com o Facebook e várias outras redes sociais é ‘O que estamos recebendo pelo nosso dinheiro?, que não está claro “se um consumidor vê o meu anúncio e se isso o leva a comprar um novo veículo”.Por enquanto, "estar no Facebook envia uma mensagem","Os consumidores dizem 'o Facebook está trabalhando com a Kia, eu gosto do Facebook, logo, gosto da Kia”. É nisso que acreditamos disse o vice-presidente de Marketing da Kia Motors, Michael Sprague.
As preocupações da Kia e de outras companhias destacam as dificuldades em contabilizar resultados na nascente forma de publicidade nas mídias sociais.  Enquanto os anunciantes podem acompanhar diretamente o retorno de anúncios no Google e no Yahoo, o Facebook não permite que terceiros pesquisem em seu site ou que os anúncios sejam marcados com "cookies", software que rastreia o que as pessoas fazem online depois de ver um anúncio.
Anunciantes avaliam
Os anunciantes, por sua vez, estão tentando avaliar seu próprio desempenho no Facebook. Em março, Martin Sorrell, CEO da WPP, a maior companhia de anúncios do mundo, em uma conferência que "os clientes, pela primeira vez, estão começando a questionar a questão da mensuração na rede social”.
A WPP,  disse que espera dobrar seus gastos com anúncios no Facebook este ano para cerca de 400 milhões de dólares, e disse ainda que vai passar de 2 bilhões com a Google este ano, acima do 1,6 bilhão do ano passado.
Não ajuda o fato de que o Facebook tem alienado alguns anunciantes, deixando-os sem ter a quem recorrer. Alguns compradores de mídia e anunciantes disseram que a rede tem frustrado suas tentativas em obter maior contabilização sobre a publicidade.
Facebook rebateO FB, por sua vez, fez repetidas tentativas de reprimir as preocupações dos comerciantes sobre a eficácia de seus anúncios. No ano passado, a companhia começou a trabalhar com a comScore Inc e a Nielsen para oferecer ferramentas que permitem a grandes marcas acompanharem suas campanhas de mídia social no site.
A empresa de pesquisa eMarketer divulgou um estudo apontando que 84% dos executivos disseram que as campanhas de mídia social aumentaram a eficácia dos esforços de vendas e marketing. No entanto, a empresa também disse que "mensurar seguidores e ‘likes’ dá aos anunciantes um número aproximado, mas ninguém sabe ainda como esses números se traduzem em retorno quantitativo para as marcas”.
O porta-voz da Ford, Charles Zinkowski, disse que mais de 20% da mídia digital da empresa está no FB, e quis ser mais específico. "A fonte número um e mais confiável para os consumidores são as recomendações de amigos e familiares", disse ele. "O Facebook fornece uma plataforma confiável para alavancar esse conhecimento em grande escala." Ainda assim, ele disse que é difícil medir o valor do Facebook contra outras formas de publicidade.

Um comentário:

  1. Interessante o artigo. Acabei de fazer alguns anúncios no Face ads, vou aguardar para poder mensurar se, de fato, valeu a pena ou não.

    ResponderExcluir

Fala na cara