Uma das maiores preocupações do mercado anunciante online pode ser resolvida com um suposto novo sistema que será feito pelo Facebook para rastrear anúncios. Segundo o site Business Insider, que ouviu uma fonte do Yahoo que se preocupa com o novo sistema, o Facebook já está em negociação para criar um novo sistema de anúncios que vai revolucionar a internet. "Eles estão construindo silenciosamente um sistema que vai matar o Yahoo", teria afirmado a fonte e destruir o Google - maior sistema de publicidade mundial com faturamento em tornos dos 30 bilhões.
O Yahoo é hoje um dos maiores vendedores de anúncios da internet, com faturamento de US$ 5 bilhões anuais e principal sistema dos EUA ainda. A suposta estratégia do Facebook é simples, mas poderosa. Hoje, os anunciantes só conseguem rastrear as compras das pessoas que clicam em anúncios, ou acabam comprando online depois de ver um anúncio. A efetividade do anúncio é medida, principalmente através dos cliques no anúncio (e também com as contagens de estoque antes e depois do período anunciado).
O Yahoo é hoje um dos maiores vendedores de anúncios da internet, com faturamento de US$ 5 bilhões anuais e principal sistema dos EUA ainda. A suposta estratégia do Facebook é simples, mas poderosa. Hoje, os anunciantes só conseguem rastrear as compras das pessoas que clicam em anúncios, ou acabam comprando online depois de ver um anúncio. A efetividade do anúncio é medida, principalmente através dos cliques no anúncio (e também com as contagens de estoque antes e depois do período anunciado).
Mas nunca se conseguiu medir qual a efetividade dos anúncios se a pessoa cria o desejo e depois compra o produto na loja física. Em um possível sistema em parceria com a empresa Datalogix, o Facebook estaria trabalhando nas últimas semanas em um sistema que cruza o dado recolhido pelo logista com os dados do perfil da pessoa no Facebook. Tudo isso através de um simples e-mail, que você dá para o lojista, muitas vezes, sem perceber.
O sistema vai funcionar para anúncios no facebook e em sites parceiros da rede. Eles conseguem rastrear para ver se você viu o anúncio e depois ao cruzar com os dados dos clientes, com o lojista, é possível confirmar com precisão se aquela propaganda te influenciou. Mesmo que você não dê o seu e-mail em um cadastro, os lojistas sempre acabam tendo nos registros caso você seja um cliente antigo e tenha preenchido qualquer cadastro, qual o seu endereço e telefone. O facebook, também tem seu endereço, telefone e e-mail de cerca de um bilhão de pessoas, e pode cruzar as informações.
Segundo a apuração do Business Insider, o facebook e a Datalogix fariam esse cruzamento de forma "cega", sem identificar pessoas especificamente, mas apenas dados (sem acessar as informações e nomear as pessoas). Um relatório é gerado, e o anunciante consegue calcular os retornos precisamente, o que deve tornar o facebook como um dos principais sistemas de anúncio online, caso dê certo, uma vez que a efetivação da compra é o que o anunciante busca.
Se isso é verdade ou não, não sabemos, mas se não for, acabaram de dar uma ideia muito boa para a rede social enfrentar tanto o Yahoo quanto o Google na área de anúncios online. Essa ideia cobre um buraco que até então o mercado não conseguia resolver, e só o Facebook tem este banco de dados de 1 bilhão de pessoas. O que você acha disso tudo? Deixe seu comentário
Se isso é verdade ou não, não sabemos, mas se não for, acabaram de dar uma ideia muito boa para a rede social enfrentar tanto o Yahoo quanto o Google na área de anúncios online. Essa ideia cobre um buraco que até então o mercado não conseguia resolver, e só o Facebook tem este banco de dados de 1 bilhão de pessoas. O que você acha disso tudo? Deixe seu comentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala na cara