terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Facebook está criando sistema de anúncio online inovador

Para o Facebook concorrer com o Google não é o bastante, tem que fazer os serviços da gigante das buscas se tornar obsoleto. Pois bem agora a ambição é a maior de todas, mostrar e tentar mudar o pensamento dos anunciantes a respeito de anúncios online, se isso der certo 94% das receitas do Google estarão comprometidas.


Uma das maiores preocupações do mercado anunciante online pode ser resolvida com um suposto novo sistema que será feito pelo Facebook para rastrear anúncios. Segundo o site Business Insider, que ouviu uma fonte do Yahoo que se preocupa com o novo sistema, o Facebook já está em negociação para criar um novo sistema de anúncios que vai revolucionar a internet. "Eles estão construindo silenciosamente um sistema que vai matar o Yahoo", teria afirmado a fonte e destruir o Google - maior sistema de publicidade mundial com faturamento em tornos dos 30 bilhões.

O Yahoo é hoje um dos maiores vendedores de anúncios da internet, com faturamento de US$ 5 bilhões anuais e principal sistema dos EUA ainda. A suposta estratégia do Facebook é simples, mas poderosa. Hoje, os anunciantes só conseguem rastrear as compras das pessoas que clicam em anúncios, ou acabam comprando online depois de ver um anúncio. A efetividade do anúncio é medida, principalmente através dos cliques no anúncio (e também com as contagens de estoque antes e depois do período anunciado).

Mas nunca se conseguiu medir qual a efetividade dos anúncios se a pessoa cria o desejo e depois compra o produto na loja física. Em um possível sistema em parceria com a empresa Datalogix, o Facebook estaria trabalhando nas últimas semanas em um sistema que cruza o dado recolhido pelo logista com os dados do perfil da pessoa no Facebook. Tudo isso através de um simples e-mail, que você dá para o lojista, muitas vezes, sem perceber.

O sistema vai funcionar para anúncios no facebook e em sites parceiros da rede. Eles conseguem rastrear para ver se você viu o anúncio e depois ao cruzar com os dados dos clientes, com o lojista, é possível confirmar com precisão se aquela propaganda te influenciou. Mesmo que você não dê o seu e-mail em um cadastro, os lojistas sempre acabam tendo nos registros caso você seja um cliente antigo e tenha preenchido qualquer cadastro, qual o seu endereço e telefone. O facebook, também tem seu endereço, telefone e e-mail de cerca de um bilhão de pessoas, e pode cruzar as informações. 
Segundo a apuração do Business Insider, o facebook e a Datalogix fariam esse cruzamento de forma "cega", sem identificar pessoas especificamente, mas apenas dados (sem acessar as informações e nomear as pessoas). Um relatório é gerado, e o anunciante consegue calcular os retornos precisamente, o que deve tornar o facebook como um dos principais sistemas de anúncio online, caso dê certo, uma vez que a efetivação da compra é o que o anunciante busca.

Se isso é verdade ou não, não sabemos, mas se não for, acabaram de dar uma ideia muito boa para a rede social enfrentar tanto o Yahoo quanto o Google na área de anúncios online. Essa ideia cobre um buraco que até então o mercado não conseguia resolver, e só o Facebook tem este banco de dados de 1 bilhão de pessoas. O que você acha disso tudo? Deixe seu comentário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala na cara