quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Veja como funciona o novo algoritmo do Facebook

Compartilhado via Tecmundo
O Facebook anunciou no fim da semana passada, que começaria a usar uma nova abordagem, baseada em algoritmos que interpretam melhor a relevância de alguma determinada publicação para o usuário, está sendo desenvolvida em seu feed de notícias. Em comunicado oficial, a empresa detalhou as novidades que afetam principalmente as páginas de fãs e seus posts populares.
Os principais afetados pelo novo algoritmo são as marcas e os administradores de Fan Pages. Com o novo método de categorização de posts, será possível garantir que o conteúdo das páginas que os usuários curtem seja o mais interessante para eles. O processo ainda está sendo moldado pelo Facebook, mas os primeiros passos já foram dados pela rede.


“Embora o objetivo do Feed de Notícias seja mostrar publicações de alta qualidade para as pessoas, nós queríamos entender melhor o significado de alta qualidade. Para isso, decidimos desenvolver um novo algoritmo para atuar dentro do Feed de Notícias. Para desenvolvê-lo, consultamos primeiramente milhares de usuários a fim de entender os fatores que tornam um post de uma Página um conteúdo de alta qualidade”, explicou a rede social.

Levando em conta os resultados do estudo, o Facebook iniciou o desenvolvimento do novo sistema de identificação de conteúdo. A ferramenta utiliza, ao todo, mais de mil fatores diferentes, como frequência de classificação de qualidade, nível de informações do perfil da página, tamanho da base de fãs e de suas interações, e até um breve questionário onde o FB pediu que um grupo de pessoas respondesse algumas perguntas em relação ao conteúdo que viam na rede social. Por exemplo, “você confia na fonte desta informação?”, “você a compartilharia ou recomendaria a outras pessoas?”, “você realmente se interessa pelo assunto ou ele está tentando burlar o News Feed ao pedir likes?” e “você consideraria esta uma postagem de baixa qualidade ou um meme?”.

Pela última frase, dá para entender que as páginas de humor terão um pouco mais de trabalho daqui para a frente.
Como foi falado, a ideia principal seria manter os artigos de qualidade no topo do feed no Facebook. No caso os posts que são exibidos nos feeds de cada usuário seriam filtrado e colocados no topo. Para ajudar nisso, o Facebook criou uma ferramenta de classificação de conteúdo. Os resultados nas avaliações foram muito positivos e isso animou os diretores da rede social. Porém, o conceito de qualidade ainda é confuso.
“Ao mostrar um conteúdo considerado de alta qualidade na parte superior do Feed, vimos um aumento significativo nas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) por esses usuários em teste. Essas pessoas do grupo de teste também ocultaram menos histórias de maneira geral. Estes resultados mostram que essa mudança apresenta mais qualidade a mais pessoas, além de histórias mais interessantes das páginas que eles estão conectados”, diz a nota oficial.

Segundo a própria rede social, mudanças no algoritmo serão constantes, sempre com o intuito de tornar a filtragem de conteúdo mais eficiente. As novidades desta nova atualização serão oferecidas para todos os usuários do Facebook no mundo já nas próximas semanas.

A conclusão é de que quem já produz conteúdo considerado de alta qualidade pelos critérios do FB deverá ver mudanças apenas para melhor em suas páginas. Já as que apostam em humor trazido dos confins da internet podem começar a ter problemas no engajamento – palavras do próprio Facebook ao TechCrunch: “páginas que produzam algum conteúdo de memes e baixa qualidade podem esperar um pequeno decréscimo. As que postam exclusivamente esse tipo de conteúdo podem ver uma queda maior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala na cara